6 de mar. de 2007

Terça - Uma meditação - O silêncio de Adão

Hoje inicio leitura de um novo livro - O silêncio de Adão. Há tempos tenho ouvido falar sobre o mesmo e a partir da aula que tivemos domingo na igreja - Machismo X Feminismo - resolvi ler mais coisas sobre o papel masculino e o feminino na sociedade, na vontade divina. Na verdade esta leitura aliou-se a minha vontade em fazer relatos sobre as minhas impressões dos personagens bíblicos na minha nova leitura das Escrituras e de cara sabemos que Adão está entre os primeiros personagens, se não o primeiro.

Adão, para mim, falhou no acompanhamento de suas responsabilidades. Livre de influências (pecado), ele optou por ouvir sua mulher e caiu em desobediência estendendo a toda a raça as consequências deste ato - ou de não ter agido como deveria. Tinha ouvido as ordens diretamente do próprio Deus e se calou na hora em que precisava agir. Essa omissão custou caro a toda a criação!
Tenho um tio que sempre comentava brincando desejar ter uma séria "conversa" com Adão ao chegar ao céu. O sustento no suor do rosto que até hoje carregamos, era o motivo para tal desejo, já que se não houvesse pecado, talvez não viveríamos condicionados a isso. Acredito que Deus seria nosso sustento a despeito de trabalharmos muito ou pouco - Ele daria o necessário.
A questão é que esta omissão não se encerrou a Adão. Hoje a sociedade pode detectar traços e consequências seríssimas decorrentes da falta de ação do homem. Lares sem controle, sem referência de líderes, homens que não amam, que não falam, que não agem como deveriam! E não há exceção. Posso ver em mim, muitas vezes essa tendência em calar quando não devo. Que luta!

Observem o relato introdutório do livro que passarei a ler:


"Um dos traços mais notáveis da personalidade masculina é a omissão. Sempre que as coisas ficam confusas ou apavorantes os homens se contraem, se calam, se afastam...Esse comportamento fica muito claro no casamento, mas, não apenas nele; também se manifesta nos demais "ambientes" do universo masculino. Por que a omissão é uma marca tão forte entre os homens? Por que a maioria deles não assume com naturalidade a liderança que Deus lhes deu?"


Oro todo dia por melhora...e preciso identificar minhas falhas. Essa é a luta por um Samir melhor e espero alcançar pelo Espírito de Deus, forças para vencer minhas tendências terríveis.



Nenhum comentário: