18 de abr. de 2012

Por que podar?


“...todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” Jo 15.2b

Você sabia que a poda é extremamente necessária para o bom crescimento de uma árvore? Corta-se ramos, folhas, galhos inúteis periodicamente para melhorar o crescimento, dando a forma desejada e permitindo um bom desenvolvimento à árvore. 

Jesus usou certa vez essa comparação para lembrar que a ligação dos seus discípulos com ele se daria com esse mesmo cuidado, com uma podagem. Há ramos que são cortados por não produzirem e atrapalharem o bom desenvolvimento da árvore e também é preciso cuidar dos ramos que estão produzindo, aliás, pelo comparativo de Jesus, o cuidado seria uma comprovação de que esses ramos estão na árvore (videira) e que estão frutificando. 

Você já deve ter ouvido a expressão: “Time que está ganhando, não se mexe!” não é mesmo? Mas parece que no Reino de Deus ou na Videira por mais que haja boa  produção é preciso podar os ramos para que eles produzam mais e não acabem infrutíferos e precisem ser definitivamente arrancados.
Não sei se você já se pegou em tempos em que você se aplicou de todo o coração e tem se alegrado na vontade de Deus, tem cooperado com suas forças para ajudar as pessoas à sua volta, tem orado e lido as Escrituras como nunca e ainda assim tem sentido algumas dores fortes, algumas duras provas para enfrentar.

O que há de errado então!? “Por que as dores se tenho me empenhado tanto?”, pode questionar ao ver o progresso, os frutos! 
  
Deus não só separou os seus, os salvou, mas faz questão de se envolver. Sorria, você está na videira e como prova disso, o próprio Deus tem cuidado manualmente de você, confirmando a ligação, o envolvimento e te dando as evidências de como você é amado. Como cristão você também deve saber que a perfeição só veremos no céu e enquanto estivermos aqui na terra, há sempre algo a aperfeiçoar mesmo nos mais santos, mais zelosos. 

A poda é para melhora de toda a árvore e o agricultor ou jardineiro é muito cuidadoso. Creia e observe o cuidado Dele ao te limpar e deixar você cada vez melhor, mais produtivo, mais belo, no padrão dele, para o bem de toda a árvore.

Nenhum comentário: