31 de jan. de 2007

Perfil

Estava passeando no blog do Vini e encontrei um link para um teste de auto-conhecimento (se é assim que se escreve). Taí o meu. Algumas coisas são reais...outras eu preciso analisar melhor pra concordar, mas valeu!

Seu perfil: ESTJ

(Extroversão Sensação Pensamento (Thinking) Julgamento)

Você vive num mundo de fatos e de necessidades concretas. Sua cabeça está no presente, com sua mente analisando constantemente seu ambiente pessoal para garantir que tudo esteja funcionando bem e de uma maneira sistemática.

Você procura honrar leis e costumes, e tem um forte sistema de valores. O problema é que você espera o mesmo dos outros, e acaba não tendo paciência nem compreendendo as pessoas que não pensam como você. Você valoriza competência e eficiência, e gosta de ver resultados rápidos para seus esforços.

Você tem facilidade para assumir o comando das coisas, e é muito bom nisso. Com uma visão tão clara da maneira como as coisas deveriam funcionar, você assume cargos de liderança naturalmente, onde acaba por aplicar sua agressividade e autoconfiança.

Mas você também pode ser excessivamente rígido e crítico com as pessoas, pois você tem a tendência de falar diretamente aquilo que pensa, especialmente se observar alguém não está se comportando de acordo com os seus critérios. O lado bom é que suas críticas são claras fáceis de entender, pois você vai direto ao assunto, e fala somente aquilo em que acredita. Por isso você deve ficar atento à maneira como fala.

Você também deve se esforçar para compreender e valorizar a maneira como outras pessoas vêem o mundo -- pois você poderá acabar aprendendo algo novo. E, se você não aprender a dar atenção aos sentimentos, você também pode acabar por magoá-las, fazendo com que se distanciem.

Você é uma pessoa que tem prazer em lidar com outros e em se divertir, podendo ser bastante animado e divertido em eventos sociais, especialmente em atividades voltadas à família, à comunidade, ou ao trabalho.

Mas quando abatido por uma situação estressante, você pode acabar se sentindo pouco compreendido e isolado, como se as pessoas não pudessem reconhecer seus esforços. Apesar de que normalmente você é bastante falante e não tem problemas para se expressar, sob estresse você pode ter dificuldades em transformar seus sentimentos em palavras, e, assim, em comunicá-los às outras pessoas.

Como você também é uma pessoa muito esforçada, geralmente faz tudo o que acha que deve ser feito no seu trabalho, casamento e comunidade, gastando uma boa quantidade de energia nisso.

Você é uma pessoa consciente, prática, realista, e confiável. Mas cuidado: ao mesmo tempo que você tem muita clareza para atingir e para defender suas metas e causas, você pode acabar tendo dificuldade de conseguir reconhecer ou valorizar a importância de qualquer ideal que esteja além daquilo que você estabeleceu como importante.

Tente manter a mente um pouco mais aberta para reconhecer a importância prática dessas metas, e mais cedo ou mais tarde você acabará se surpreendendo pelo aumento de clareza e de segurança que isso trará para sua vida.

Atitude: Extrovertida

Temperamento: Guardião

  • Atitude (segundo Spranger): economica
  • Elemento: terra
  • Fonte de alegria (Aristoteles): aquisicoes
  • Simbolo mitologico (segundo Paracelso): gnomos (trabalho)
  • Temperamento (segundo Galen): colerico

Leia mais sobre seu tipo na comunidade ESTJ

Sua oração: "Senhor, ajude-me a ter mais confiança na capacidade dos outros. (Mas se Você tiver qualquer dificuldade, me avise, ok?)"

Se quiser fazer o seu:
http://www.gnubis.com.br/Teste
Abraços!

3 comentários:

Vinícius disse...

rs,
você tem o mesmo da minha mãe!
:P

|Samir Mesquita| disse...

HAHAHAH! to vendo agora que vc andou por aqui,...eheh
eu to tentando atualizar diariamente.
hoje vou postar 2...
um abraco mano valeu!!!!!

Vinícius disse...

:)

estive relendo o seu ... acho que se encaixa bem.

li um livro uma vez chamado Temperamentos Transformados, de Tim LaHaye (o Tiago que me emprestou), que fala da teoria dos 4 gêneros (Pedro: sanguineo, Paulo: colérico, Moisés: melancólico e Abraão: fleumático) ... e mostra como essa teoria descreve nossa natureza humana (qualidades e defeitos), mas como o Espírito trabalha nos defeitos, melhorando-os, e trabalha nas qualidades, para o serviço! Muito legal!

se puder, por favor, dá uma lida depois no meu e vê se é parecido mesmo ou se estou viajando, rs ;)
quem vê de fora vê melhor, rs.

seu blog está legal!
abraço!