4 de jul de 2007

Cap. 02 - Mateus

Estudando - Mateus:

Estamos neste inicio de Evangelho passando pelos relatos do pré-nascimento, nascimento de Jesus e fatos que acontecerem nesta época. Ao ler esta passagem me perguntei o que tirar desta fração de relato histórico e nesta hora passo a vocês algumas observações simples:

1 . Os magos referidos aqui eram estudiosos e grandes homens de outras nações que sabiam da existente promessa do Antigo Testamento. Um fato interessante a se observar é que eles perguntam aos sacerdotes e escribas de Herodes que lhes informam exatamente a cidade, localização deste Rei mas isso parece que não lhes é nem um pouco importante.

2 . Seguindo a mesma observação que a Adele fez, é importante observar o cuidado de Deus. Vejam como Ele foi guiando, prevenindo, direcionando tanto a vida dos magos (avisando que não voltassem pelo mesmo caminha da vinda) e principalmente pelo trato com este homem também importante na história: José.

Não sei se é da característica dos que trazem este nome mas é interessante observar a obediência deste homem (lembrando o exemplo do José do Egito, lembram?)e como Deus cuidou também para que Ele guiasse a família da melhor maneira, caminhando por cidades distantes e voltando no tempo correto para o crescimento da criança.Não temos muitas informações sobre os detalhes da criação de Jesus mas com um Deus cuidadoso como este, podemos ver que estava com pessoas também honradas e que buscavam obedecer ao Deus Vivo.

E nós? Como temos agido ao ouvir a voz do nosso Deus? Você não tem conseguido ouvir? Aquiete a alma, busque silenciar sua própria voz porque Deus não nos deixa sem direção, não nos deixa sem companhia e tem trabalhado para que eu e você sejamos mais obedientes. Temos a Escritura, temos a comunhão, temos Seu Espírito que não nos deixa de maneira nenhuma e podemos assim afirmar que Ele tem falado SIM!

“Senhor olha para nossas vidas pequenas e miseráveis. Tantas vezes pedimos para ouvir Tua voz, sabermos Tua vontade e a ignoramos por tantas vezes em busca de nossas satisfações pessoais. Ajuda-nos a buscar o exemplo destes homens que te obedeciam e fizeram história e que a nossa (história) seja mais obendiente a Ti! Em nome do Teu Filho oramos, Amem!”

Um comentário:

Giuliano L. Coccaro disse...

Muito oportunas suas reflexões Samir. Que Deus continue abençoando sua vida e toda a família da Betel.

Grandes saudades...

Voltei a ativa!!! rs

Abraços.