26 de jan. de 2011

O Cântico de Maria - (Pr. Mark Driscoll)


Isso é apenas um resumo dos pontos que me chamaram a atenção nesse estudo e quando necessário, escrevo algo de opinião pessoal (muito pouco, por sinal), afinal estou apenas levantando os pontos da mensagem que me saltam aos olhos rapidademente:

A atriz Keisha Castle-Hughes vive a Virgem Maria no filme 'Jesus - A história do nascimento' / Divulgação


Quem era Maria:
Maria era uma adolescente pobre, iletrada provavelmente, vivia numa cidade (Nazaré) com poucas pessoas e havia recebido a mensagem do anjo Gabriel que seria a mãe do Salvador, havia achado graça aos olhos de Deus e era abençoada com esse maravilhoso presente;

Trocando Preocupação por Adoração:
A despeito dos problemas que essa situação lhe trariam - era noiva de José e não haviam tido relações sexuais ainda e apareceria grávida - seria fatalmente discriminada pelas pessoas, deixaria José em má condição - o que ela faz?  Maria adora a Deus! Ela abre os lábios para engrandecer ao seu Senhor ao invés de pensar nos problemas; Adorar é a ferramenta contra a reclamação, tristeza, desespero, incertezas;



Idolatria é a adoração desfocada:
Fomos feitos para adorar a Deus mas geralmente colocamos outras coisas no lugar e isso se chama idolatria; é um erro adorar aquilo que temos - dinheiro, coisas, pessoas, a nós mesmos; toda vez que tomamos essas atitudes, nos lascamos.
É por isso que há tanta gente desapontada com as pessoas, consigo mesmas e com as coisas que colocam seus corações; a idolatria é sorrateira, tem cara de ser certa mas é errada e nos traz danos terríveis.


O que é Adoração:
Talvez você pense que seja melhor então, não adorar para não errar, mas essa não é a saída já que todo homem tem em seu coração a busca pelo divino, a inclinação para a adoração. Repare as civilizações mais antigas e como naturalmente elas buscavam algum tipo de divindade - sol, lua, terra, mar, plantas, bichos etc. Calvino identifica essas inclinações como a "semente da religião" e "senso do divino"; já estão na fabricação do ser humano e não adianta correr. Todos adoram alguma coisa. Precisamos então adorar ao Deus verdadeiro e buscar Nele satisfação; Só por Jesus.

A adoração é um ato exemplificado no próprio Deus. Deus Pai, Filho e Espírito - um Deus e três pessoas, existem em eterna harmonia e comunhão dividindo seus atributos. Comunicam-se, amam-se, honram-se, servem-se um ao outro continuamente.

Nós como imagem e semelhança de Deus devemos refletir essa mesma atitude;

17 Atributos no cântico de Maria:
1. Deus é Senhor;
2. Deus é Salvador; 
3. Deus é Onisciente; "She worships. Our God is the Lord. He’s the Savior. He’s
in charge, he knows us, he loves us."
4. Deus é Respeitoso;
5. Deus é Poderoso;
6. Deus é Pessoal - “Holy Spirit, please remind me of the evidences of your grace in my life,”
7. Deus é Santo - Contra punições e a cobiça: Adorar: "she celebrates the evidences of God’s grace in her life, and then she looks out at the evidences of God’s grace in other people’s lives, and rather than coveting, she’s worshiping."
8. Deus é Misericordioso
9. Deus é Digno; "If you worship God, who is merciful and compassionate and loving and kind and generous, you become more like him"
10. Deus é Poderoso;
11. Deus é Soberano;  Lucas 1:52 Depôs dos tronos os poderosos;
12. Deus é Gracioso; .E elevou os humildes
13. Deus é Generoso;
14. Deus é Justo; Lc 1:53 Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos.
15. Deus é Humilde; - Ela entra na história e mostra que Deus se envolve conosco; troca a ansiedade por história.
16. Deus é Fiel;  55 para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados
17. Deus é Eterno;

Nosso Deus canta:
Sf 3:17 O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria".

Sf 3:17 The LORD your God is in your midst,
        a mighty one who will save;
        he will rejoice over you with gladness;
        he will quiet you by his love;
        he will exult over you with loud singing.

Deus é o exemplo maior de alegria e quando Jesus voltar essa alegria e adoração encherá nosso coração completamente.


Oramos para sermos mais cheios de prazer em Deus, cheios de satisfação em sua vontade, cheios de alegria, cheios confiança. Cheios do Espírito.

Nenhum comentário: